Há 16 anos
Concepção, design e textos: David Angel Pallas
Colaboração em textos: Erika Santoro
.............................Gabi Goldenstein
.............................NPS Designer
.............................Maira Mattos
.............................Marc Gonçalves
Colaboração em textos: Erika Santoro
.............................Gabi Goldenstein
.............................NPS Designer
.............................Maira Mattos
.............................Marc Gonçalves
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Abit aponta tendências no evento Last Minute
Na última terça-feira, a Abit ( Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção ) junto com a Coordenadora do Núcleo de Moda, Ellen Leite , apresentaram as tendências de Inverno 2009 confirmando o Preview apresentado em Abril deste ano, baseado em pesquisas feitas no exterior. Destacaram-se a riqueza de recortes e a preocupação com a modelagem das roupas, com um mix de produto muito mais enxuto, devido a eminência de uma crise que assombra o mundo.
Direcionamentos Criativos:
- Elementos Retrô, no qual aparecem influências dos anos 20, 30, 40, 50, cheio de estampas florais e a mulher flor, com a saia corola.
- Elementos masculinos, com ar dos anos 40, trazendo peças do guarda roupa masculino, mas de uma forma feminina e delicada, as formas são mais limpas e aparecem também informações de peças utilitárias e uniformes.
- Elementos 60', as formas são limpas com peças quadradas, ressaltando os florais.
- Elementos Culturais, que traz as lembranças do Leste Europeu, com toques orientais e características do country.
- Elementos 80's, neste tema há um item interessante: a calça cenoura, usada com os paletós estruturados, que dão a cara para essa tendência, sempre brincando com peças secas X volumosas.
- Evolução das Formas, é o trabalho invisível de experimentos, tentando buscar o "novo", cheio de preciosismo, com peças cheias de dobras e laços, utilizando a praticidade dos tecidos tecnológicos.
Cores:
O preto é a cor da estação, junto com os brancos e off whites, reforçando a tendência 40' a combinação do branco e preto aparece muito neste Inverno. Em seguida temos os cinzas, desde o claro até os escuros e dando atenção especial aos mescla.
Os beges e marrons dão o ar de sofisticação à estação, junto com os tons de cosméticos, que são as únicas cores claras e envelhecidas.
Temos ainda os rosados, os vermelhos, os alaranjados que estão mais avermelhados, os verdes que como cor nova aparece com mentolado, os azuis, os violáceos, que estão muito presentes em estampas e finalmente os blocos de cores que insistem em continuar.
Matérias:
Os tecidos são basicamente os mesmos da estação anterior, sendo que as bases novas aparecem só para o high mercado. O que temos de novo são as mesmas bases que já conhecemos mas desta vez com o diferencial de novas misturas de fios.
Muita Meia Malha e viscostretch, que se equilibram com os planos.
Ainda nas malhas, o diferencial vem com o Ponto Roma, mais estruturado e com elastano, para a confecção de peças mais modeladas como casaquetos e vestidos.
Para o mercado jovem, o moletinho vem estonado e estampado. Já o moleton aparece com modelagem de alfaiataria.
Os listrados estão muito fortes, junto com os bicolores e as malhas mesclas.
As rendas são as vedetes da estação, junto com o shantung, sedas e cetins.
O linho continua no Inverno, podendo ser misto e mescla mais escuro.
Os algodões aparecem nas sarjas e gabardines, mais estruturados e leves.
Os popelines e tricolines ainda estão muito fortes para esta estação, que aparecem muito em fio tinto e xadrez.
Temos ainda as Lãs, os Tweeds, sal e pimenta sobretintos, os tecidos de alfaiataria, os jaquards, o couro e as peles para o mercado high.
Muita mistura de matérias e a utilização de acabamentos, como o encerado.
Estampas:
As estampas estão muito fortes para este Inverno em florais com características da Art Noveau, florais estilizados, com cara de vintage, bicolores, barrados, cashmeres, étnicos, animais print, xadrezes, cinéticos, geométricos, spots, círculos, pinceladas e finalmente o ombré.
Para os silks localizados, eles continuam divertidos, jogando com a play art. As caveiras e o tema gótico aparecem mais em editoriais de moda do que em vitrines, mas sempre coordenando com o jeanswear.
Jeanswear:
O Jeans aparece do Blue mais claro ao mais escuro e estão fortes também em tons acizentados, chegando até o Black, mas sem esquecer dos coloridos.
Nas formas, a cintura baixa ainda se mantém para o mercado jovem e o hit da estação são as saias, deixando de lado as bolsas enormes e utilizando os bolsos funcionais, sempre com zípers. Para as calças, a boca de sino vem cada vez mais forte, junto com a Bootcut, Slim, Shinny, Cropped e Wide.
As lavagens aparecem mais em stone localizado nos joelhos e bigodes e vão do simples amaciado, délavé 70´s, stoned leve, sobretintos, envelhecidos, esgarçados, marmorizados, até o vintage que é o mix de várias lavagens dando um ar de "surrado" é a idéia do velho que foi recuperado, é a sustentabilidade, preservando o Meio Ambiente.
As cinturas aparecem nas três formas, alta, no lugar e baixa e o destaque estão nos bolsos, cheios de detalhes, com muitos pespontos, bordados e lixados, com zíperes e botões.
Formas:
As saias e vestidos estão muito fortes para esta estação, ressurgindo com o pretinho básico, a febre do Inverno.
Os tops estão bem étnicos, aparecendo em lenços, blusas quimonos, batas e túnicas 70´s. Muito peitilho trabalhado, jabots e laços dando o ar 40´s e 50´s.
As camisas ainda estão fortes, com golas e mangas volumosas.
Os paletós estão mais ajustados e jovens, contrastando com os blazers volumosos e o jaquetão com influências 80´s. Os casaquetos ainda se mantém nesta estação, mas a peça que não pode faltar no guarda roupa é um Trenchcoat, que protege do frio e da chuva.
www.abit.org.br
www.sinditextilsp.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário