Concepção, design e textos: David Angel Pallas

Colaboração em textos: Erika Santoro
.............................Gabi Goldenstein
.............................NPS Designer
.............................Maira Mattos
.............................Marc Gonçalves

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Um significado para o tempo.



Que tal trazer um significado para o seu tempo ou um pouco de ludicidade na forma de contar as horas que passam? Calma, não é nada disso que você esta pensando, em um primeiro olhar, esse objeto, de formato nada convencional, não parece o que é, entretanto trata-se de um relógio.


Esse mecanismo composto por um tubo de plástico, dois furos e um base para fixar na parede ( um furo para as horas e outro para os minutos) diz bem pouco a respeito de sua versatibilidade, mas "The meaning of time" ( significado do tempo), com design assinado por Bomi Kim, tem como principal atributo a interatividade do cliente com o objeto, no caso um relógio de decoração.

E como funciona a “geringonça”? Simples, são dois mecanismos compostos por engrenagens independentes e seus devidos “timers” acoplados na peça; exemplificando melhor é como você uni-se um daqueles “timersgiratórios, muito usados em cozinha, só que um para horas e outro para minutos e que cada um possui-se um furo para enfiar objetos que caibam nos orifícios, podendo ser de lápis, ramos de plantas, colheres de pau, cilindros de viro, pedras, bastões ou outras coisas que a criatividade do usuário permitir. Um universo de diversas possibilidades. Quem não gostaria de decorar sua parede com a sua própria concepção de tempo? È uma tentação irresistível.




Mas o que me chamou a atenção para esta peça foi o seguinte: Cada vez mais os objetos de decoração, de moda ou outros trazem uma busca desenfreada pela interação do usuário com a peça, fazendo com que ele de certa forma venha a participar do processo criativo na concepção de sua forma.

E como eu havia escrito um tempo atrás quando defendi meu projeto sobre ludicidade como um caminho para solucionar o marasmo criativo na moda:

“Cada época tem suas idéias obsessivas, que nada tem de pessoais. A obsessão do homo-ludens pós-moderno nos parece ser a da interatividade, pois a experiência compartilhada, a troca, gera um valor e funciona como vetor de criação e nessa criatividade interativa, que o homem consegue se desvencilhar do kaus atual e se estabelecer em uma dimensão que não a dele.”( Pallas, David Angel Mesquita. A Moda é Lúdica - Rio de Janeiro, 2006.p 46. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/403301/a-moda-e-ludica-def )

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