“(...) É tão novo, quero dizer, é tão velho, quero dizer...
Quero dizer, ela mostra como realmente é.
É tão velho, é verdadeiro. É tão verdadeiro que é novo.
É o visual mais antigo, o mais novo visual antigo (...) “
Com essas frases a personagem de Kim Basinger, uma jornalista deslubrada e atrapalhada, resume uma das cenas finais do filme que nos leva a refletir o real sentido da moda e dos sitemas que a cercam.
Prêt-à- porter ( ou Ready to Wear) dirigido pelo celebre Robert Altman, não é sem sombra de dúvida um dos melhores filmes do diretor, nem muito menos uns dos melhores sobre o tema, mas sim uma sátira cheia de excessos e um dos primeiros a tratar do assunto desvendando a caixinha de pandora que era o cenário fashion ate os anos 90. No filme vemos a mágia de um universo glamouroso se dissolver e nos deparamos com a realidade de que a moda nada mais é do que um grande negócio, muitas vezes cercada pela fútilidade e o despreparo profissional de muitos.
Entretanto o filme vale a pena ser visto por diversos pontos, dentre eles o de ser o primeiro a massificar nas telas este universo intangivel à pessoas que não trabalhavam no setor e por levantar questionamentos como: Moda/Arte/Marketing/Bussines , a necessidade real do estilista persona, a necessidade de preparo para entrar no mercado etc
Pret a Porter que na época de lançamento recebeu de aplausos à desdém da crítica mesmo trazendo um elenco aclamado foi o motivo para crises de bate boca na imprensa entre o diretor e diversos estilistas que se viam grotescamente ridicularizados por personagens baseados neles, um deles foi Karl Lagerfeld ( satirizado no filme por estilista afetado com seus leques).
O filme traz ainda algumas particularidades :
- cenas com diversas personalidades que aparecem como eles próprios:Thierry Mugler, Bjork, Harry Belafonte, Cher, Claude Montana, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Jean Paul Gaultier...
- As atuações maravilhosas da impagável Rossy de Palma ( musa de Almodovar) como Pilar uma assitente de designer "blasé" e as de Linda Hunt, Sally Kellerman, Tracey Ullman como uma trinca de editoras de moda atrapalhadas que se degladiam para conseguir os serviços de um fotografo famoso vivido por Stephen Rea ( muitos associam este personagem como uma satira ao célebre fotografo Nick Knight)
- E a volta às telas de monstros sagrados do cinema europeu como uma éspecie de homenagem de Altman - Anouk Aimée vivendo a designer mais "centrada" da trama: Simone Lowenthal ( o sobrenome é uma homenagem à personagem Lola Erwenthal uma dançarina de cabaré, vivida pela atriz no filme "Lola" de Jacques Demy-1961) e a dupla de peso Marcello Mastroianni e Sophia Loren, vivendo um casal atrapalhado na qual toda trama do filme gira em torno deles, com uma releitura memoravel da cena maravilhosa de "Ieri oggi e domani"do diretor Vittorio De Sica -1963 . Esta cena vale pelo filme inteiro e deu a provavel indicação a Loren como atriz coadjuvante por "Prêt-à-Porter"
Obs: O filme não se encontra a venda no mercado, nem em VHS ou DVD. Só o encontrei para locação no Rio de Janeiro na locadora COMETA tel:3352-4678
Nenhum comentário:
Postar um comentário