Concepção, design e textos: David Angel Pallas

Colaboração em textos: Erika Santoro
.............................Gabi Goldenstein
.............................NPS Designer
.............................Maira Mattos
.............................Marc Gonçalves

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Em tempos de Mulher Melancia ...



... vale lembrar que no outro lado do mundo também existem "mulheres frutas ".

Eu me refiro aos chamados "fruits", que particularmente adoro e são sempre uma fonte de inspiração.

A inspiração para este "post" surgiu ao receber o vídeo abaixo ,enviado por uma ex aluna (valeu Erika Santoro pela contribuição!). Vendo e ouvindo a musiquinha introdutoria, uma espécie de funk /rap made in Japan, comecei a imaginar as meninas frutas do funk usando essa idumentária dos fruits. Ri muito! Pura viagem da minha cabeça aquariana.

Queira Deus que as mulheres melancias, morangos, maçãs, tangerinas, abacate, jaca, abricó ... ou seja todas as habitantes do Universo Funk Hortifruti Carioca nunca adotem um visual desse. Imagina uma delas vestida assim? Vai ser muita informação para minha mente. Não consigo visualizar!
M.E.D.O. , P.A.V.O.R e D.E.S.E.S.P.E.R.O.





Fruits ou Harajukus:

Ridiculos?Exagerados? "Overs"? Essa é a primeira mensagem que se passa ao ver esses jovens e adolescentes japoneses geralmente entre 12 a 20 anos, mas na realidade é uma tentativa desesperada de individualização, de diferenciação junto ao restante da sua sociedade.

Tudo começou em Harajuku, como ficou conhecida uma popular área ao redor da Estação Harajuku, do Município de Shibuya, em Tóquio, no Japão. Foi nascendo aos poucos, sem nada planejado. Aparecia um aqui, outro ali e, a cidade foi ficando cada vez mais multifacetada, de uma forma totalmente espontânea.

Harajuku, então, ficou conhecida como a "maior passarela do mundo a céu aberto", sendo assim, facilmente associada à capital japonesa. Esses jovens são referência absoluta para a moda e para entender como o vestir de um individuo é impregnada de mensagens. É um verdadeiro laboratorio de idéias para designer e estudiosos de moda do mundo todo.

Os Fruits (como ficaram conhecidos após o estudo e publicação de um livro e uma revista do fotógrafo japonês Shoichi Aoki) ou os Harajukus (conhecidos também com este nome ,o mesmo da região onde surgiram em Tokio), não fazem parte de um movimento, pois nunca tiveram uma ideologia. São apenas adolescentes se vestem de forma diferenciada dos demais da população japonesa, quase sempre planificada , onde todos são iguais. Com os looks mais "over" possíveis, influenciados pelas culturas cyber, punk, anime, goticas ... , trajando muitas sobreposições, roupas e acessorios de brechós e elemetos da cultura japonesa, esses adolescentes incorporam em seu visual cada informação adquirida do cotidiano, passando a mensagem que desejam através da roupa.

Por exemplo : Se um adolescente desse grupo assiste ao novo filme do Batman e se identifica com a estética apresentada na tela ele procurara usar algo em sua vestimenta que identifique essa sua informação adquirida, seja um botton,um anel ou camisa com o simbolo do personagem ... entretanto ele também não deixara de usar as outras peças previas de seu guarda-roupa como uma calça de ballet que usa por gostar desta arte ou mesmo um chapéu de cowboy por apreciar também o estilo. Na realidade é o total exemplo da comunicação via vestuário.

Sabe-se que existe uma analogia evidente entre a forma de vida e o desenvolvimento da indumentária. e que os povos civilizados usam um maior número de objetos ornamentais que os povos primitivos. Então sera que essa seria a explicação para o fenomeno acontecer no Japão? Jovens com excesso de informação devida a vida moderna ,incorporarem essas ao seu vestir. Não estaria ai também o “ponto” do que muitos estudiosos afirmam que estar acontecendo, o fim da tribalização na moda? Respondam vocês.

Abaixo algumas ramificações deles:

Visual Band - Esse gênero é o que possui mais adeptos, que buscam imitar músicos de bandas famosas e a maioria têm inspiração gótica e macabra. Utilizam pó de arroz para deixar as faces embranquecidas e depois pintam lágrimas negras. Já os cabelos devem ser coloridos ou desfiados, as roupas negras ou vermelhas e o salto plataforma.

Gyaru (gíria japonesa para "girl") e Yamamba (bruxa da montanha): Estas são alas femininas, que gostam de ousar do universo lúdico e sensual. Elas buscam imitar o estilo "Barbie" de se vestir. São as loiras de olhos puxados, com peles bronzeadas, vestidos curtos e muitos acessórios com maçãs de plástico e imagens da Hello Kitty.

Ura-hara (abreviação de Ura-Harajuku): composta por pessoas mais velhas, acima dos 17 anos, tanto do sexo feminino como masculino. Geralmente estudam arte e design, trabalham como cabeleireiros, maquiadores, vendedores de lojas descoladas. Se inspiram nos punks, ravers, indies, skatistas e artistas plásticos.

Lolitas: Estas são as bonecas de plástico. São aquelas japonesas pequenininhas, que usam vestidos de modelagem vintage, com meias até o joelho, lencinhos nos cabelos como maria-chiquinha e ursinhos de pelúcia nos braços.

Kireime: Garotas comportadas, que utilizam maquiagens em tons pastel e adoram grifes importadas e caras, como Gucci e Louis Vuitton, por exemplo.

Mais sobre estes jovens acessem http://www.fruits-mg.com/

Nenhum comentário: