Concepção, design e textos: David Angel Pallas

Colaboração em textos: Erika Santoro
.............................Gabi Goldenstein
.............................NPS Designer
.............................Maira Mattos
.............................Marc Gonçalves

sábado, 23 de agosto de 2008

O banquinho da pracinha ficou "fashion".



O design de mobiliário anda ganhando o rumo das ruas. Em um futuro próximo, um móvel com estilo não sera mais privilégio em decoração de casas e outras áreas privadas .

Segundo alguns designers do setor, uma infinidade de espaços comuns, exteriores e públicos também necessitam de elementos para tornar um ambiente mais agradável aos olhos.

O chamado "mobiliário urbano" está aos poucos dando uma nova cara para algumas ruas nas cidades da Europa, ajudando na formação de um novo Design Urbano, tornando por exemplo, bancos públicos em objetos de admiração através:
  • das novas formas criadas pelos designers
  • do seguimento de tendências que regem o setor da decoração
  • da renovação das gama de cores aplicadas.


Nesta revolução do Design Urbano Europeu estão de um lado a decoração de praças, parques e jardins e de outro a decoração das calçadas, bancos, sitemas de iluminação (que são elementos fundamentais), além de lixeiras, suportes para publicidade, brinquedos para crianças em praças e outros complementos, tendo todos como denominador comum a busca de materiais duráveis e resistentes para seu uso em exteriores.

Se tradicionalmente o chamado "mobiliário urbano" tendia a ser sóbrio e com cores neutras, as novas diretrizes do setor apontam para um estilo mais colorido, alegre e despojado, uma vez que os designers estão propondo novas formas de entender o conceito de " móvel urbano" como um elemento que além de realizar um serviço seja também algo decorativo para o seu local, uma combinação de funcionalidade e beleza.

Acima, o banco de praça em uma calçada (foto) é uma proposta dos designers do "Atelier Mendini" de Milão, que em seus catálogos apresentam uma grande variedade de bancos para exteriores, em madeira e fibra, laqueados em diversas cores: verde, vermelho, rosa ... cada comunidade, prefeitura ou bairro, podera em um futuro próximo escolher as cores e formas que mais lhes agradem para decorar seus espaços públicos, com bancos de amplas dimensões e muito confortáveis.

Uma lástima que o Prefeito do Rio , Cesár Maia, não adotou essa idéia nesse seu último mandato (Será? Eu particularmente rezo muito para que seja o último dele em definitivo) , além de ser a cara dele esse tipo de iniciativa, ao menos veriamos nossos muitos mendigos dormindo em bancos assinados pelo seu amigo Índio da Costa.

Nenhum comentário: